ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Deus nos convida a viver pela fé


"O justo, pela sua fé, viverá"
(Habacuque 2.4b)

No decorrer da vida nos deparamos com certas situações que fogem do nosso controle. Enquanto possuímos recursos para solucionar questões, utilizamos, mas chegará o momento em que estaremos totalmente limitados. O que fazer quando estamos diante das impossibilidades?

Mesmo diante das dificuldades, ainda existe um recurso, proveniente de Deus e acessível a todos nós: a fé (Hebreus 11.1). E é justamente em contextos adversos que devemos exercitá-la.Um grande exemplo de fé encontra-se no livro de Habacuque, onde o próprio profeta questiona a Deus da iminente situação de perigo que Judá iria passar. Deus havia dado a sentença do cativeiro babilônico devido à desobediência do povo (Habacuque 1.1-6).

Diante dos problemas espirituais e morais enfrentados pela nação, o profeta Habacuque orou e intercedeu pelo povo, acreditando numa ação divina para arrependimento e restauração, sem que este vivesse o caos. Contudo, Deus permitiu que a adversidade os atormentassem, e fez o profeta entender seus propósitos e reconhecer que seus caminhos, às vezes difíceis de compreender, são os melhores (Habacuque 1.12-13).

Conosco não é diferente, oramos e esperamos de Deus intervenção para nossa causa. Quando não vemos “nada” sendo resolvido, queremos nos desesperar e deixar de acreditar. Ao focar apenas as dificuldades, somos levados a pensar que Deus não está nos ouvindo, que Ele não está agindo ou se importando com as nossas dores. Pelo contrário. Às vezes, Ele está simplesmente trabalhando no silêncio, e testando a nossa fé.

Mesmo sem o profeta compreender, escolheu confiar em Deus e recebeu uma resposta surpreendente, que o exortou a se manter firme em meio a tudo que estava presenciando. O Senhor o respondeu com uma palavra de esperança: “O justo, pela sua fé, viverá”. Em meio aos obstáculos, aquele povo precisava ser leal aos preceitos divinos, para assim viver novamente em paz.

Embora venhamos a tremer, não só diante das oposições diárias, mas principalmente pelo que nos reserva o futuro, devemos aprender a confiar no Senhor. Devemos aprender a viver pela fé, pois só ela é capaz de nos manter firmes em qualquer circunstância da vida.